Notícias

O Volkswagen Voyage, um maduro e confiável sedã compacto brasileiro, recebeu em julho deste ano a desejada transmissão automática de seis marchas AISIN, a qual equipa, entre outros modelos, Jetta e Golf. No âmbito do lançamento publicamos nossas impressões ao dirigir, assim como dados de consumo e desempenho. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao longo de uma semana de uso.O Voyage Automático é um dos sedãs com transmissão automática mais acessíveis do mercado brasileiro, precificado, em novembro de 2018, em R$ 59.990 reais. Entretanto, apesar do preço competitivo, o sedã de acesso da Volkswagen é dono de um surpreendente e refinado conjunto mecânico, formado por um moderno motor quatro cilindros EA-211 1.6 16V confeccionado em alumínio, associado a uma das melhores caixas de transmissão automática TipTronic de seis marchas do mundo - o ASIN AQ-250, usada no Jetta e Golf.Logo nos primeiros metros à bordo do Voyage 2019 Automático sente-se as características que fazem dele um sedã de estirpe alemã: direção precisa, solidez estrutural e suspensão com excelente ótimo compromisso entre conforto (maciez) e comportamento dinâmico (firmeza).O resultado é que este sedã automático de acesso é um modelo extremamente prazeroso de dirigir em qualquer situação (cidade/rodovia), situando-se bem acima de seus concorrentes (Toyota Etios, Ford Ka e Chevrolet Prisma) neste aspecto.O câmbio automático AISIN é extremamente suave e silencioso - praticamente não se percebem as trocas. Em Drive, observa-se que ele adota um ajuste que procura antecipar as trocas e tornar a condução mais eficiente (com menor consumo) e confortável. Mas quem deseja mais esportividade, há o modo Sport, que faz o Voyage esticar as marchas antes de realizar a troca.Entre os concorrentes, este câmbio do Voyage é o único que traz o desacoplamento do conversor de torque acima da 3ª marcha (o que explica o excepcional resultado de consumo em rodovia) e também o neutro automático em paradas temporárias (que também auxilia em consumo, e evita a sensação de que o carro está sendo empurrado quando parado - típico de modelos automáticos menos refinados).A direção tem assistência hidráulica (não é elétrica), mas oferece conforto em manobras urbanas, e segurança em rodovia pela progressividade da assistência (que oscila inversamente proporcional à velocidade).Some-se a isso a suspensão absolutamente ajustada à realidade das vias brasileiras, que faz este sedã enfrentar buracos, crateras, valetas e todo o tipo de desafios urbanos com extrema competência - é praticamente impossível raspar a parte inferior do carro; e mesmo quando se entra em buracos e crateras, a suspensão absorve com absoluta tranquilidade, como se estivesse circulando em uma Autobahn alemã. Neste aspecto fica evidente o know-how adquirido pela engenharia da VW Brasil ao longo de mais de 10 anos deste carro no mercado.A posição de dirigir é justa e perfeita. O volante tem excelente pega e o Voyage é surpreendentemente silencioso internamente. O carro que testamos estava com quase 8.000 Km rodados (nas mãos de diversos jornalistas), e não havia sequer vestígios ou indícios de ruídos de peças de acabamento soltas. Zero.O som do motor é bem reduzido na cabine - evidenciando um bom isolamento acústico - e mesmo o que chega é suave e encorpado, sugerindo um refinamento mecânico que não se espera em um carro desse preço. Ficaria ainda melhor se houvesse um descansa braço central para o motorista, e um piloto automático (que poderia ser opcional). O Voyage Automático não oferece sistemas ativos de segurança, como controle de estabilidade e tração - aspecto debitado à maturidade do projeto. Nesse campo ele conta com o obrigatório ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), mas sedã é muito bom de curva, e mesmo em tocadas mais animadas, os freios demoram muito a apresentar indícios de fading - o que amplia ainda mais a sensação de segurança e também o prazer ao dirigir.O Voyage Automático é tão agradável de ser conduzido, que ele vai conquistando o motorista cada vez mais ao longo do uso. Se no primeiro contato ele impressiona pela solidez de construção, ao longo de um uso mais prolongado, o que se destaca mesmo é o prazer de dirigir e o refinamento constritivo e mecânico, absolutamente inusual nessa faixa de preço. Nós já andamos em Ford Ka 1.5 Automático, Etios 1.5 Automático e Prisma 1.4 Automático, e nenhum desses concorrentes chega perto deste Voyage 1.6 MSI Automático em matéria de prazer ao conduzir, solidez estrutural e refinamento de passeio.Em termos de design, o Voyage ainda agrada. Sim, ele está no mercado há cerca de dez anos, período no qual recebeu dois facelits, mas mesmo assim ele ainda se mantém atual - o que é creditado na conta da sobriedade das linhas e na funcionalidade do design.O interior foi atualizado em 2016 e traz um visual modernizado. Entre os equipamentos desta versão, temos volante revestido em couro com comandos multifuncionais, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos - com tild down, travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, faróis com projetores, faróis de neblina, alarme, chave de telecomando, rodas de liga-leve entre outros.No console central destaca-se a central de informação e entretenimento com tela de 8 polegadas, de funcionamento rápido e capacidade de espelhamento de tela via Android Auto e Apple CarPlay - tonando-se, desta forma, muito funcional.ConcorrentesO Voyage é um veterano no mercado, mas como ele se comporta frente a seus concorrentes Etios, Prisma e Ford Ka? Para responder isso, recorremos aos números do teste comparativo da Revista Quatro Rodas, com os números alocados na tabela abaixo (com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior).Teste 4RodasVoyage 1.6 AutomáticoKa Sedan 1.5 AutomáticoEtios 1.5 AutomáticoPrisma 1.4 Automático0 a 100 Km/h [s]12,611,212,613,660 a 100 Km/h [s]76,677,780 a 120 km/h [s]8,68,610,310,5Frenagem 120 Km/h a 0 [m]58,459,962,369,4Consumo urbano (g)12,711,811,812,3Consumo rodoviário (g)17,815,61515Porta-malas480445562500PreçoR$59.900R$59.900R$59.290R$60.590Como se pode observar, o Voyage 1.6 MSI Automático é competente em desempenho, ficando em segundo lugar no ranking geral, mas no quesito consumo ele é imbatível, sendo 14 % melhor que o Ka 1.5 automático (o segundo melhor) em estrada, e 7% melhor em cidade. Quando comparado do Prisma 1.4 Automático, a superioridade do Voyage é ainda mais pronunciada, já que o VW é 1 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, e mesmo assim quase 19% mais econômico em estrada. Outro ponto que o Voyage 1.6 MSI se destaca é nas retomadas de velocidade - liderando o ranking junto com o Ka, e em frenagens, onde ele se mostrou bem superior aos demais, com percurso de imobilização bem menores que seus concorrentes.ConclusãoO VW Voyage 1.6 MSI Automático é um sedã maduro, confiável, com preço muito competitivo, mas que surpreende pelo refinamento do conjunto mecânico, baixo consumo de combustível e prazer ao conduzir. Abaixo de R$ 60 mil reais o mercado brasileiro de carros 0KM não oferece nada melhor que ele.http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Chevrolet apresenta na China no Guangzhou Motor Show a nova geração do Monza, um sedã de médio porte, em versão RS, com um design dinâmico que herda o DNA esportivo da marca e reflete a tendência estética para atender às preferências dos compradores de carros mais jovens.A imagem inicial divulgada aproveita o design clássico de uma grade em colmeia, com uma interpretação inovadora da grande abertura e um proeminente logotipo RS. O acabamento cromado preto em forma de asa na frente do carro, suscita um carro esportivo. A linha de capô evoca carros de alto desempenho da Chevrolet.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Toyota apresenta o novo Corolla sedã na Exposição Internacional de Automóveis de Guangzhou na China. O modelo será vendido em mais de 150 países e regiões a partir de 2019;.Os novos modelos oferecem aprimorado desempenho básico alcançado pela plataforma GA-C, e incluem o modelo esportivo, mais potente, e um modelo Prestige ostentando um design exterior que produz uma aparência marcante e sofisticada.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


Com mais de 46 milhões de Toyota Corollas vendidos no mundo desde a sua introdução em 1966, seria difícil encontrar um motorista que não conheceu esse nome de carro. Muitos, no entanto, estarão fazendo apostas duplas quando virem o sedã Toyota Corolla 2020 re-imaginado e reconfigurado. Neste artigo mostramos a versão americana.A 12ª geração do Toyota Corolla chegou em dois capítulos: o novo hatchback Corolla chegou no início deste ano e agora vem o atual estilo de carroceria Corolla, o sedã. Ambos são baseados na Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, na sigla em inglês), que é muito mais do que uma nova estrutura corporal, reunindo novas abordagens para engenharia, design, montagem e materiais.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Peugeot do Brasil anuncia que a partir de amanhã, 15/11, e até o próximo dia 23, oferecerá PEUGEOT 208 1.2 Active Mecânico e o SUV PEUGEOT 2008 1.6 Allure Automático com preços e condições especiais. No caso do Peugeot 208, a versão 1.2 Active Mecânica está sendo oferecida com desconto de R$ 3 mil, ou seja, de R$ 55.990,00 sai a partir de R$ 52.990,00, com entrada de 60% do valor, mais 30 parcelas financiadas com taxa 0%.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


As primeiras imagens do Toyota Corolla 2020 será lançado oficialmente amanhã, mas imagens do modelo são divulgadas em antecipação.O motor deve ter cerca de 170 cv, em um quatro cilindros 2.0L, o que não é nada impressionante, mas o tornará mais potente que o seu antecessor, que, no Brasil, tem 150 cv.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A BMW apresenta nos EUA as versões M340i e M340i XDrive da 7ª geração BMW Série 3, com motor de 388 cv e 500 Nm, diferencial de deslizamento limitado padrão M Sport. Os dois modelos serão apresentados ao público no LA Auto Show em novembro de 2018.O BMW M340i e M340i xDrive são os topo de gama da sétima geração do BMW Série 3, e contam com um motor de seis cilindros em linha a gasolina atualizado, ajuste M Performance do chassis, tração integral inteligente xDrive opcional e o diferencial traseiro standard M Sport.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


Em setembro deste ano a Volkswagen anunciou o fim de linha para o Fusca com a versão Final Edition, e agora divulga imagens adicionais do modelo.O Beetle Final Editon chega como linha 2019, e será o último da série desde o seu retorno triunfante. Será a segunda vez que o cupê alemão sairá do mercado.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A montadora alemã de carros ultra-premium Porsche realiza testes de avaliação em diversos pontos do globo.O programa da nova geração do mítico modelo cupê - que é o carro esporte mais vendido do mundo - contempla avaliação entre as zonas climáticas com diferenças de temperatura de até 85 graus Celsius.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


O Hyundai Creta, segundo SUV compacto mais vendido do Brasil, com 38.886 unidades emplacadas até outubro, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, ganha uma nova versão de acesso, com motor 1.6 e transmissão automática. O modelo em questão é a configuração Smart, que já está à venda nas concessionárias da rede em todo o País, com preço sugerido de R$ 83.490 reais.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Fiat Chrysler apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo a picape Fiat Strada - veterana já há 20 anos no mercado - tendo como novidade o pacote Cross Road.Esse pacote é fornecido pela Mopar com enfeites off-road da versão Strada Adventure 1.8. Composto por itens como extensor de caçamba multifuncional, que serve ainda como divisor e rampa para motos, o kit conta ainda com capa para banco impermeável, protetor de soleira e badge na lateral.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Fiat do Brasil anuncia a nova versão Drive do Cronos, com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139cv e câmbio automático de seis velocidades, com pre;o sugerido de R$ 68.790 reais.O modelo vem com itens como ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Toyota divulga a primeira imagem oficial do novo Corolla Sedan 2020, em prévia do que será apresentado na quinta-feira, 15 de novembro.Até agora, a Toyota não está compartilhando muito sobre o novo Corolla, mas promete que "carro mais popular do mundo está prestes a ficar maior do que nunca." A 12ª geração do Corolla sedan deve compartilhar seus chassis, motores e muitas outras partes importantes com atual Corolla do mercado do Brasil que foi introduzido em 2014 como um modelo de 2015, embora tenha recebido várias atualizações e atualizações desde então.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Nissan divulga os preços sugeridos para a linha 2019 da picape média Frontier, agora fabricada na Argentina. O modelo está sendo apresentando em avant première no Salão do Automóvel de São Paulo. A picape chega à rede de concessionários de todo país na próxima semana.As primeiras versões da linha Frontier 2019 a serem comercializadas serão Attack 4x4, XE 4x4 e LE 4x4 – em janeiro chega a versão de entrada S. A versão Attack 4x4 custa a partir de R$ 153.590, a XE 4x4 sai por R$ 172.880 e a topo de linha LE 4x4, que já vem equipada com Visão 360º com sistema Inteligente de Câmeras, teto solar e novo multimídia A-IVI, entre outros, tem preço sugerido de R$ 193.290.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Mitsubishi do Brasil apresenta a linha 2019 do Outlander - modelo chega com novidades no visual e um maior alinhamento à gama de SUV's de utilitários da marca.Na versão 2019, o Mitsubishi Outlander incorpora a nova identidade visual da marca. A grade dianteira, detalhes do para-choque e a moldura do farol de neblina foram harmonizados aos novos faróis bi-Led e os faróis de neblina, também em Led, e a DRL. Há ainda rodas com novo design, enquanto a traseira recebeu novos elementos.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


O GSI - Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República - anunciou licitação para a aquisição de carros blindados para atender ao futuro presidente, Jair Bolsonaro, e a seu vice, o general Hamilton Mourão.O GSI sustenta que tais carros são para a segurança do novo presidente. Segundo os termos da licitação do GSI, o plano é aquirir 30 veículos, dos quais 12 blindados. A meta é gastar R$ 5,5 milhões. Todos os carros devem ser do mesmo modelo, e serão da cor preta.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


O VW Golf, com suas 17.291 unidades vendidas em outubro de 2018, registrou crescimento de quase 10.000 unidades em relação ao mês anterior e, assim, atingiu o seu nível habitual e também restaurou a distância usual para seus perseguidores. O VW Tiguan subiu muito novamente. Ele chega ao segundo lugar e compensa a queda sofrida em setembro em decorrência da implantação do WLTP. Tão forte quanto nos meses anteriores, o Mercedes Classe C está em terceiro lugar. Avançando um pouco mais há o Ford Fiesta, que conseguiu conquistar o quarto lugar em outubro das novas estatísticas.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A Caoa Chery anunciou o lançamento do seu novo SUV Tiggo 5X para o Brasil no próximo mês de dezembro (veja aqui). O modelo foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo.Entretanto, o modelo brasileiro já chega defasado, já que, na China, o Tiggo 5x ganhou um facelift que o deixou com uma aparência mais moderna e elegante, mantendo dimensões e estrutura básica. A dianteira é a mudança mais importante na aparência, trazendo uma estética mais dinâmica e tem uma semelhança ao Tiggo 8. Além disso, os faróis também se tornaram horizontalizados - melhor resolvidos que o design original do triângulo invertido. O modelo traz ainda uma luz de posicionamento diurno em LED.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


A CAOA CHERY seus novos SUVs Tiggo 5X e o Tiggo 7, além do sedã já lançado, Arrizo 5, e os show-cars – Tiggo 8, eQ1, Arrizo 5e, Tiggo 2e, e eQ. Neste artigo relacionamos os detalhes do primeiro SUV da nova safra que chega ao mercado em dezembro, o Tiggo 5X.O modelo, que antes era conhecido como Tiggo 4, começará a ser vendido no mês de dezembro, com o mesmo motor 1.5 turbo turbo flex do Arrizo 5, com potências de 147/150 cv e 19,4 kgfm de torque, mas neste caso associado com câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas.Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br


O Chevrolet Cruze fabricado na Argentina e vendido no Brasil decepcionou no teste de segurança no Latin NCAP ao falhar em obter a classificação máxima de segurança.O sedã ficou com 4 estrelas em 5 possíveis, abaixo de concorrentes como o VW Virtus (5 + 5 estrelas + Advanced Award) e Toyota Corolla (5 + 5 estrelas + Advanced Award).Continuar lendo »http://www.car.blog.br

Fonte: car.blog.br